Game of Thrones 6x10 | The Winds of Winter


[spoilers]

Chegamos naquele momento do ano em que ficamos felizes e tristes ao mesmo tempo. Felizes por vermos mais um episódio marcante de Game of Thrones, mas tristes por sabermos que a série só retornará daqui a 1 ano. Como de costume, o season finale serviu para abrir portas do que virá pela frente e dessa vez o futuro é absolutamente inesperado, visto que não temos livros publicados. Mais que isso, The Winds of Winter serviu também para confirmar diversas teorias discutidas por anos, de forma que, resta pouco para especular daqui pra frente. Se alguém estava reclamando que a série estava muito previsivel, arrisco dizer que não poderá dizer o mesmo ano que vem.

Cersei

Começando por Porto Real e a avalanche de acontecimentos que levaram Cersei ao Trono de Ferro. Numa única tacada, a agora Rainha Lannister matou não apenas o Alto Pardal e sua trupe, mas também Margaery, Loras, Lorde Tyrell, a Mão, Meistre Pycelle e por aí vai. A teoria de que Cersei usaria o fogo vivo para queimar a todos se confirmou, e suas ações fizeram com que o peso nos ombros de seu filho fossem além do que o garoto poderia carregar. Tommen se suicidou (numa cena perturbadoramente bem filmada) e confirmou a profecia de que sua mãe perderia todos os filhos.

Ainda sobre esses eventos, gostei muito da trilha sonora, que deu um ritmo melancólico e maquiavélico para os acontecimentos. O figurino de Cersei, todo negro com detalhes em prata (algo bem diferente do padrão da personagem), também chamou a atenção. O que não gostei foi perceber o potencial perdido. Afinal o Alto Pardal não tinha um objetivo por trás de suas ações, era apenas um fanático que alcançou poder. Também adoraria ver mais de Margaery na série, não somente pela beleza estonteante de Natalie Dormer, mas pelas nuances da personagem. Enfim... ainda está difícil de assimilar tudo que aconteceu. Terei um ano para matutar...


Arya
Definitivamente os produtores não têm acertado com a trama da Arya. É evidente que vê-la se vingar de Lorde Frey é empolgante, é uma recompensa que esperamos desde o Casamento Vermelho, no entanto, a cena foi tão curta e mal preparada que acaba empalidecendo perante a quantidade de acontecimentos bombásticos do episódio. Sim, o excesso de revelações e recompensas pode ser prejudicial as vezes. Me pergunto quem será o próximo de sua lista que ela irá atrás. Só quero que a Jovem Stark rume o mais rápido possível para Winterfell.

Sam
Tivemos muito pouco de Sam nessa temporada, mas ambos os momentos em que o personagem apareceu eu particularmente gostei bastante. Pela primeira vez vimos a Cidadela na série (e cadê ela na abertura, produtores?) e que cenário incrível. O momento em que Sam adentra a imensa biblioteca me lembrou muito um episódio específico de Doctor Who. Trata-se de uma trama que não faço ideia do destino, e isso me empolga. Em contrapartida tivemos também 2 momentos com o Cão de Caça na temporada que não levaram a lugar algum. Pra que trouxeram ele de volta mesmo?

Daenerys
Fiquei bastante surpreso de ver a Mãe dos Dragões abrir mão da companhia de Daario. Esperava ver o personagem em Westeros, seria um contraste interessante, ainda que deixá-lo para governar Meereen tenha feito total sentido. Em seguida vimos a belíssima cena em que Daenerys nomeia Tyrion o Mão da Rainha. Vê-la tirando humildemente o broche, sem saber se havia o moldado corretamente foi muito bacana, ao passo que o Meio-Homem mostrou-se visivelmente emocionado pela honra recebida. Ele que já havia sido Mão em Westeros graças ao nome de sua família, pela primeira vez é reconhecido por ser quem é, um anão absolutamente perspicaz e inteligente. E os sonhos dos fãs aos poucos vão se desenhando. Ver nossa Khaleesi partir com suas tropas e dragões mar a dentro é algo que aguardo por pelo menos 4 temporadas. Finalmente aconteceu, o que me deixa mais ansioso do que nunca para a próxima temporada. Deu tempo até do Varys se teletransportar de Dorne até lá com novos aliados.


Sansa
Alguém duvidava que Mindinho iria querer se aproximar sexualmente de Sansa? Acho que um dos momentos que mais comemorei nesse 6x10 foi quando a Stark negou o beijo a Lorde Baelish e foi embora em seguida. A presença dele ali me preocupa bastante, especialmente por vê-lo constantemente se voltar contra Jon Snow em suas palavras. A ruiva ainda teria outra cena com Jon e chegada do corvo branco. Foi impossível não se emocionar com o sorriso em seus rostos ao lembrar do pai e o lema Stark. O inverno não está mais chegando... o inverno chegou.

Bran
Com a chegada de Bran a Muralha, oficialmente os Starks estão cada vez mais perto de se reunirem novamente. Pena que após aguardar tanto tempo pelo retorno de Benjen, tenhamos que nos despedir tão repentinamente. Bran, por sua vez, partiu para a visão da Torre da Alegria, algo que me soou bastante forçado na narrativa. Talvez teria sido melhor termos a revelação no episódio em que vimos o inicio da cena, que aqui me pareceu bem mal dirigida e anti-climática. Por outro lado, não dá pra negar que o corte dos olhos do bebê para os olhos de Jon adulto foi de arrepiar. R + L = J é real, gente. Resta agora que essa informação não fique só com Bran por muito tempo.

Jon
Eis que finalmente tivemos o embate de Davos e Melisandre. Era evidente que o Senhor das Cebolas não perdoaria a morte de Shireen e pediu a cabeça da sacerdotisa a Jon. Snow, por sua vez, permitiu que a mulher de vermelho rumasse para o sul, numa espécie de agradecimento pelo que a mesma fez por ele. Qual será o destino de Melisandre daqui em diante? Não faço ideia.

Para encerrar a última review de Game of Thrones no ano, tivemos mais um show da Lyanna Mormont (conhecida popularmente como Lyanninha das Trevas). A garota não só pôs cada uma das casas que não atenderam ao chamado de Jon no chinelo como também foi a primeira a nomeá-lo Rei do Norte. E que momento foi esse em que os senhores das casas do norte o nomeiam dessa maneira, algo que não acontecia desde Robb. A lembrança, aliás, é inevitável e preocupante. Esperamos que o novo Rei do Norte tenha mais sorte do que seu antecessor, afinal, Melisandre não estará mais por perto para qualquer eventualidade. Façam suas apostas para a próxima temporada e até lá!

Comentários