Game of Thrones 6x01 | The Red Woman


[spoilers]

Game of Thrones enfim voltou para sua 6ª temporada e com ela nossa empolgação, teorias e bate-papos internet à fora. Como de costume, o season premiere serviu para nos situar de boa parte dos arcos que ficaram abertos no season finale passado, alguns de forma surpreendente e acertada, outros nem tanto. Como já devem saber a esse ponto, é a primeira vez em que a série não tem um material de base para trabalhar, uma vez que George R.R. Martin não conseguiu concluir a escrita do sexto livro à tempo. Se isso é bom ou ruim, só saberemos daqui a 9 episódios. No mais, vamos de review! Lembrando que sou um fã da série que não leu os livros, portanto, todo meu conhecimento é tirado do que vi em tela, e não nas páginas.

Tyrion
Se você é daqueles que torce para que Daenerys chegue logo em Westeros para ver o circo pegar fogo, esse episódio pode ter sido um banho de água fria para você. Com o atentado as embarcações em Meereen, é pouco provável que vejamos ela e sua trupe adentrando em Porto Real ainda nessa temporada, ainda mais após seu recente "sequestro". Por outro lado é inegável que a chegada de Tyrion à cidade tenha dado uma nova guinada à esse núcleo de personagens. Ver o Meio-Homem caminhando ao lado de Lorde Varys mostra o quão inteligente ele é, pois busca conhecer o terreno que governa de perto. Com esse passeio se deu conta das ramificações que se formam com o fim da escravatura no local, além de concluir que os Filhos da Harpia devem ter um líder que ainda não se revelou. Os "passarinhos" de Varys já trabalham para descobrir quem é.

Daenerys
Foi no mínimo nostálgico ver a Mãe dos Dragões interagindo com os Dothraki novamente. Ainda que nenhum deles soe tão ameaçador como fora Khal Drogo na primeira temporada, era evidente que Daenerys corria grande risco ali. Uma pena que o roteiro tenha resolvido a situação da forma mais rasa possível, já que o Khal resolveu acreditar magicamente quando a mesma disse que foi Khaleesi de Drogo. Isso porque momentos antes eles estavam fazendo piada de todos os seus títulos, tirando qualquer credibilidade da loirinha. O que é esse tal "retiro das ex-khaleesis"? Não faço ideia, mas não creio que a trama nos levará até lá, uma vez que Sor Jorah e Daario Naharis estão em seu encalço.


Cersei
Um dos momentos que mais gostei nesse 6x01 foi quando a câmera focalizou Cersei na cena em que mesma observa o barco de Jaime se aproximar. A forma como atriz transforma seu rosto cheio de esperança em pesar é de partir o coração (mesmo sendo ela), prova do grande trabalho que a atriz Lena Headey têm feito temporada a temporada. Gostei também de ver o reencontro dos irmãos/amantes, com a promessa de que eles recuperarão tudo aquilo que lhes foi tomado. Já sabemos que Cersei irá escolher a violência, portanto aguardo grandes momentos em Porto Real, ainda mais depois do que ocorreu em Dorne. Ficou evidente a limpa num núcleo que não havia funcionado no ano passado, resta saber o que a viúva de Oberyn está tramando para o futuro da cidade. A cena da traição foi excelente, aliás.

Arya
A aparição de Arya nesse season premiere foi apenas para constar. Tivemos um breve vislumbre de sua situação em Braavos, mas nada mudou. A personagem continua cega e sendo testada à todo tempo por sua "rival" da casa do Preto e Branco. Foi um momento bastante fraco na verdade, que poderia ter ficado facilmente de fora do episódio, ainda que tenha sido interessante perceber como o trabalho de som, que valorizou cada pequeno ruído em cena, serviu para mostrar que os sentidos da jovem Stark estão começando a ficar mais aguçados.

Sansa
Estava curioso para saber como Sansa e Theon fariam para fugir à pé de Winterfell, e que bom que os roteiristas fizeram Brienne cruzar seu caminho. A cena em que a amazona vem ao resgate da dupla foi o momento de maior empolgação no episódio para mim, seguido do juramento que as duas mulheres fizeram. Foi impossível não lembrar de Catelyn Stark, o casamento vermelho... o Norte se lembra. Além disso, continuo me surpreendendo com a capacidade de GoT em me fazer mudar de opinião sobre um personagem por diversas vezes. Já odiei Theon, já senti pena do mesmo e agora sinto gratidão pelo fato de estar ajudando Sansa. Me pergunto quantas reviravoltas esse personagem ainda nos reserva.


Davos
A pergunta que ficou na minha cabeça e na cabeça dos fãs por meses foi o que de fato aconteceu com Jon Snow. Que ele morreu não resta dúvida, mas as teorias de que o personagem voltará de alguma forma são fortes demais para serem ignoradas. Eis que a 6ª temporada estreia e... nada. Todo esse tempo esperando e a série resolve segurar esse desfecho por mais um episódio. Espero, sinceramente, que tenhamos respostas em breve, do contrário será uma decepção tremenda. Algo semelhante aconteceu recentemente com The Walking Dead, quando o mistério sobre a morte ou não de um personagem perdurou aproximadamente 5 episódios e repercutiu de forma muito negativa, uma vez que fica evidente a tática covarde da produção para prender o espectador a trama. TWD não precisa disso, GoT menos ainda.

Por outro lado, foi banaca ver como Davos assumiu a frente para proteger o corpo de Jon, ainda que não tenha ficado tão claro o motivo dele estar fazendo aquilo. Qual a vantagem de proteger o corpo, uma vez que o mesmo já encontra-se morto? Lembrando que sabemos o que acontecem com os cadáveres próximos a muralha, se eles não querem que Snow torne-se um white walker, algo precisará ser feito.

Minha esperança para a ressurreição do bastardo era Melisandre, ainda mais com o episódio intitulando-se The Red Woman, uma evidente alusão a personagem. Mas estava errado. A nós restou apenas a surpresa de descobrir que a Mulher de Vermelho é na verdade uma velha senhora, das mais aterrorizantes aliás. O momento da revelação é bastante chocante, me fez lembrar de filmes como O Iluminado e o recente A Bruxa. É uma forma de mostrar o quanto a personagem perdeu a fé naquilo que acreditava, é como se ali ela desistisse de ser a sacerdotisa vermelha e se entregasse a sua realidade. Qual o impacto dessa decisão para a trama? Espero ver em breve, e vocês? Bons sonhos depois dessa.

Comentários