The Walking Dead - S03E12 - Clear

Vá embora!
Away with you! SPOILERS!

Nessa semana tivemos um episódio atípico. Esquecemos a prisão e Woodbury por um momento, bem como o desenvolvimento do arco dos personagens que ali ficaram, para focarmos na jornada de Rick, Carl e Michonne na busca por armamentos que serão utilizados na vindoura guerra contra o Governador. O S03E12 mostra-se um episódio bastante coeso, com um roteiro redondo, nos dando a sensação de inicio, meio e término, tal como um filme. Essa impressão deve-se principalmente ao fato de termos poucos personagens em tela, nesse episódio o elenco foi reduzido a quatro pessoas (sem contar os devoradores de cérebro, claro), o que é incomum na série.

E que interessante a cena de abertura, quando vemos nossos heróis deixando um sobrevivente para traz com enorme frieza. Mais uma prova de que todo e qualquer resquício de humanidade está sendo perdido em pró da sobrevivência, até mesmo pelos personagens que consideramos os “good guys”. E convenhamos, podemos culpá-los? Depois de tudo que passaram suas ações são justificáveis. O tema é tratado de várias formas ao longo de Clear, mas seu desfecho não poderia ser mais simbólico, ao constatarmos que o rapaz deixado para traz foi devorado pelos errantes, e o trio, enfim, para o carro, mas para “resgatar” a mochila.

Não esperava pelo retorno de Morgan nessa temporada, imaginei que seria algo que veríamos no futuro. Sua fortaleza minada de armadilhas a cada centímetro proporcionou um bom clima de tensão, um dos melhores méritos da série como um todo. As mensagens na parede e o excesso de armamento já evidenciavam que algo estava errado e que aquele não era mais o mesmo personagem que havíamos conhecido no passado. Certamente a morte de seu filho serviu como um ponto de ruptura para o mesmo. E foi preciso o xerife encontrar alguém mais perturbado que ele para voltar ao rumo, ao menos aparentemente.



Demorou 12 episódios, mas finalmente The Walking Dead faz Michonne ganhar minha simpatia. Isso acontece pois a personagem começa a obter maior espaço na trama, dando chance para que a atriz desempenhe seu papel de forma convincente e sem depender apenas de  sua cara de mau-humor. Seu arco narrativo com Carl foi ótimo, assim como a justificativa que o garoto encontrou para querer desbravar a cidade sozinho.

Por mais estúpida que a missão de arriscar a vida por uma fotografia possa parecer, o valor sentimental nos faz crer que é uma tentativa valida, e assistir o filho do xerife interagindo com Michonne foi bem interessante, especialmente por estabelecer que a segunda também possui sentimentos de compaixão, algo que nunca pareceu sentir. Ela ganhou a confiança de Carl rapidamente, e certamente ganhará a de Rick. Sobrou espaço até para uma piadinha ou outra, como a da estatueta colorida e o tapete de boas vindas.












Fica a promessa de que no próximo episódio a adrenalina irá subir. Já Morgan, que negou o convite de Rick para acompanhá-los a prisão, duvido que essa tenha sido sua ultima aparição. Se pudesse, apostaria que o perturbado atirador ainda retornará para salvar o dia em algum momento crucial da série, até porque Rick deu a informação de onde estão localizados. Mas apenas especulo.

Pra encerrar, uma imagem no mínimo curiosa. Quando Carl é mandado por Michonne a ficar aguardando na porta do bar, do lado de fora ("no more bolshits"), o garoto se recosta na porta, repleta de errantes famintos, com seu chapéu de xerife, braços cruzados e olhando ao lado. Acima dele, o nome do estabelecimento, "King County", algo como Rei do Pedaço, traduzindo aproximadamente. Por um momento me senti vendo um western, característica comum em algumas cenas de TWD.

Tem um novo xerife na cidade!
Até semana que vem!

Comentários

  1. tu chegou a notar quando o Carl atira num zumbi dentro do bar, era a mulher do Morgan? N consegui ver novamente pra ter certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não mano. Ela não tinha morrido com um headshot na primeira temporada? Acho que sim.

      Excluir
    2. n, ele n teve coragem de atirar.. Tanto que ele falou que a culpa da morte do filho foi dele, pq ela que o transformou... Segundo ele, diz que matou os dois na hra... Masss tu chegoua ver a hq? Quando ele retorna oq acontce?

      Excluir
    3. Po, jurava que ele tinha matado ela, agora fiquei na dúvida. rsss
      Putz mano, não vi a HQ, não sei como foi o retorno dele. Só sei q ctz que ele ainda aparece na série.

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!